Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Raw Traveller

Explorar o mundo através das lentes: um blog de viagem e natureza, onde as fotografias são a principal inspiração para a criação de narrativas visuais únicas, repletas de detalhes e curiosidades.

Raw Traveller

Explorar o mundo através das lentes: um blog de viagem e natureza, onde as fotografias são a principal inspiração para a criação de narrativas visuais únicas, repletas de detalhes e curiosidades.

14 de Julho, 2023

Pateira de Frossos: as paisagens escondidas de Albergaria-a-Velha (Aveiro).

1

2

 

A Pateira de Frossos, localizada no concelho de Albergaria-a-Velha (Aveiro), é considerada uma importante Zona Húmida em Portugal. A localização no Baixo Vouga Lagunar confere uma biodiversidade típica do sistema lagunar da Ria de Aveiro aliada a um complexo mosaico agrícola. A Pateira é um importante refúgio para a vida selvagem, sendo um local de nidificação para várias espécies de aves aquáticas, como patos, garças e cegonhas, servindo de habitat para diversas espécies de anfíbios e répteis. É a conjugação destes, do mundo Humano com o mundo Natural, que faz com que este ambiente seja único.

Aqui, podemos encontrar o PR4 ALB: um percurso pedestre circular que começa no Parque da Boca do Carreiro e onde somos logo ladeados por terrenos agrícolas que se estendem até ao Rio Vouga.

3

 

A chegada ao Rio Vouga é uma lufada de ar fresco no sentido em que voltamos a ter noção geográfica do local onde nos encontramos. Aqui, há um som característico por esta altura do ano: a vocalização do milhafre preto Milvus migrans. Um, dois, três! Basta um olhar mais atento para percebemos que estamos rodeados por eles e que os ninhos estão à nossa volta. Deixo o link do Aves de Portugal para quem quiser obter mais informações (e ver fotografias: foi algo que me falhou nesta saida) sobre o milhafre preto.

4

5

O milhafre-preto possui uma plumagem predominantemente castanho-escura ou negra, sendo que as penas da cauda são mais claras e com uma forma bifurcada. Do ponto de vista alimentar, é uma ave generalista que procura o alimento e dado isso facilmente conseguimos ver o seu planar junto a casas ou campos agrícolas. Atualmente, é uma ave bastante comum nesta altura do ano e na zona de Aveiro. Sendo que inclusive pode ser observada a planar sobre a cidade.

7

6

8

 

Por uma questão de respeito aos agricultores, decidi terminar o trilho nesta zona e voltar para trás. O caminho passa por dentro de terrenos agrícolas que, nesta altura do ano, estão semeados com milho para dar aos animais no próximo inverno. Mas posso dizer que a parte que falta fazer é precisamente a mais interessante deste trilho! Os campos agrícolas dão lugar à parte mais natural que acompanha o Rio Vouga até Angeja: incrível para se fotografar.

O verão não é a melhor altura do ano para visitar uma Pateira: falta água! Como importante zona de nidificação e refúgio para aves migratórias, por exemplo para a águia pesqueira, a Pateira de Frossos só revela toda a sua beleza na altura do Outono/Inverno. Nesta altura, temos um magnífico espelho de água que cobre os campos agrícolas e que proporciona fotografias únicas e de extrema beleza. No entanto, a transição da luz faz com que seja possível captar algumas fotografias que ajudam a mostrar a beleza deste local.

9

11

10

2 comentários

Comentar post