Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Raw Traveller

Explorar o mundo através das lentes: um blog de viagem e natureza, onde as fotografias são a principal inspiração para a criação de narrativas visuais únicas, repletas de detalhes e curiosidades.

Raw Traveller

Explorar o mundo através das lentes: um blog de viagem e natureza, onde as fotografias são a principal inspiração para a criação de narrativas visuais únicas, repletas de detalhes e curiosidades.

03 de Novembro, 2023

Fragas de São Simão: também há formações geológicas bonitas em Portugal... mais precisamente em Figueiró dos Vinhos.

2

As Fragas de São Simão são uma beleza natural localizada em Portugal, na região centro do país, especificamente na freguesia de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria. Esta zona é conhecida pelas suas formações rochosas lapidadas pela passagem da água ao longo dos anos, o que torna este local num destino popular para os amantes da natureza e atividades ao ar livre. A história deste local remete-nos para o passado de Portugal: acredita-se que o nome "São Simão" esteja ligado a uma Ermida que existe na zona e que é dedicada a esse mesmo Santo. Datada do século XV e mandada construir por João Vicente, a Ermida apresenta características góticas e oferece uma vista panorâmica de todo o ambiente montanhoso que nos rodeia.

1

O destaque deste local é o passeio ao longo das margens da Ribeira de Alge, um percurso linear de aproximadamente dois quilómetros que nos leva desde o miradouro das Fragas de São Simão até a Ermida homónima, sem deixar de passar por importantes pontos como a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão. Esta aldeia ocupa o topo de uma colina protegida pelas serras circundantes e outrora ocupadas por agricultores que tentavam ter a terra como seu principal sustento. Nesta aldeia, podemos encontrar um tesouro de Figueiró dos Vinhos: uma capela (considerada o templo mais antigo da região) construída em 1458 utilizando uma arquitetura gótica. Apesar de não a ter visitado, ver a mesma enquadrada nas montanhas faz com que só tenhamos vontade de ficar alguns minutos à espera para a fotografar na melhor luz ou então de registar a transição do dia para a noite, ou vice-versa.

9

Por vezes tendemos a desejar viajar para os locais mais incríveis do mundo, muitas das vezes para locais que vimos algum influenciador a viajar, como por exemplo os grandes canyons americanos, mas não paramos para pensar se existe algo do género no nosso país. Na verdade, este pensamento é comum em qualquer pessoa que esteja ligada a uma rede social;pensamos sempre que a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa! O tempo chuvoso é o ideal para se fotografar estas paisagens: as nuvens ajudam a difundir a luz do sol e permite que se tirem boas fotografias, mesmo nas piores horas.

3

 

4

510

A caminhada começou no parque de estacionamento do miradouro e não há melhor maneira para começar do que aqui! Conseguimos ter uma visão 360º que nos permite sentir a magia das serras que nos circundam e aqui temos uma perspetiva diferente da Serra da Lousã. O passadiço vai nos levar uma descida acentuada, mas controlada e tranquila, que só vai terminar no fundo do vale, junto à praia fluvial. Aqui somos absorvidos pela natureza e é a primeira vez que temos a sensação do quão enorme são as paredes que nos circundam: somos bajulados por uma sensação de pequenez. Muitos fotógrafos não reparam, mas as rochas criam formas e pontos de ancoragem ideais para se criarem fotografias dignas de postal, fotografias essas que servem para vender o local, pois criam um desejo enorme no observador para estar no local onde a pessoa está.

16

15

Este local de paredes íngremes não vive só da sua geologia: a biodiversidade da área é notável, com uma variedade de flora e fauna. A vegetação inclui carvalhos, sobreiros, medronheiros, entre outras espécies. Ao longo do passadiço, podemos ver alguns exemplares de medronheiro que nesta época se encontram repletos do saboroso medronho. Ao nível da fauna, podemos encontrar aves que usam as escarpas para fazer ninhos (como o rabirruivo) ou diversos anfíbios e reptéis, como a rã verde. A preservação deste ambiente natural é fundamental para manter a biodiversidade e a beleza das Fragas de São Simão.

7

Por vezes, podemos ficar distraídos com destinos distantes e esquecer as maravilhas que estão bem perto de nós. As Fragas de São Simão são um lembrete de que a beleza e a serenidade podem ser encontradas no nosso próprio país. Portanto, aproveita a oportunidade e explora os locais mais incríveis do nosso pequeno país. Seja como fotógrafo a procurar imagens de tirar o fôlego ou um entusiasta da natureza à procura dos lugares mais inóspitos, as Fragas de São Simão são o destino perfeito. No outono, este local transmite uma sensação de calma e tranquilidade, tornando-o ideal para escapadas fotográficas. Portanto, pega na máquina fotográfica ou smartphone e “mergulha” na magia das montanhas.

Deixem um comentário e subscrevam para receberem uma notificação quando sair novo contéudo. Ajuda imenso.

13

 

12